No âmbito do projeto Andaime e em articulação com a disciplina de Área de Integração dos Cursos Profissionais de Instrumentista, realizou-se no dia 25 de junho , no edifício 1ºMaio, com os alunos do 10º ano da ARTEAM, a actividade “do corpo à arquitetura” dinamizada por Juliana Fernandes, artista vianense licenciada em dança pela Escola Superior de Dança desde 2017 e Ana Mafalda Marques , Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto .
A mútua influência entre as duas entidades indicadas no título da actividade (corpo e arquitetura) será tema de reflexão ao longo do decorrer da mesma. A partir da escolha de diferentes espaços no centro comercial 1º de Maio, procurar-se-á dar expressão à influência que esses mesmos espaços exercem sobre o comportamento humano. Com este exercício propomos reconhecer que através da condição material do edifício conseguimos definir
percursos, limites, enquadramentos, texturas, qualidades de movimento, e comportamentos – maior parte das vezes adoptados de forma inconsciente. A actividade reconheceu a dimensão corporal e a espacial, colocando em evidência a sua intrínseca relação. O corpo como objeto de estudo arquitetónico, e o espaço como estudo de movimento. A partir da exploração da condição de limite espacial, identificamos como ferramenta operandi o contraste de duas posições distintas: a do corpo num espaço interior, que o delimita, e a do corpo num espaço exterior.