A ARTEAM (anteriormente designada como Escola Profissional de Música de Viana do Castelo) traçou como objetivo, desde a sua criação (1992), viabilizar uma área de formação praticamente inexistente na formação de jovens proponentes a uma carreira musical.
Ao longo de mais de 30 anos de atividade formativa, a ARTEAM pode convictamente afirmar os resultados positivos obtidos, passíveis de avaliar, não só pelo elevado número de diplomados em exercício de atividade profissional como instrumentistas, docência, ou outra, mas também pela sua articulação com o plano de desenvolvimento estratégico cultural e artístico da região.
A ARTEAM é, desde 2020, uma escola certificada com o Selo de Conformidade EQAVET, atribuído pela ANQEP, que reconhece o alinhamento da instituição com o Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais.
A Instituição conta com ex-alunos(as) representados(as) nas mais diversas áreas profissionais no plano nacional e internacional, quer como estudantes, quer como profissionais. São exemplo: Jano Lisboa (Chefe de naipe, Münchner Philharmoniker); Ricardo Carvalhoso (tuba solista, Philharmonia Zurich); Ana Pereira (concertino, Orquestra Metropolitana); Marco Pereira (violoncelo, Orquestra Gulbenkian); Filipe Queirós (tuba solista, Orquestra Sinfónica Brasileira e na Orquestra Sinfónica do Estado de S. Paulo), entre muitos outros.
A manifestação pública da sua atividade está patente no modelo de organização e de intervenção social na região, não só na criação de hábitos de consumo e desenvolvimento cultural, mas também na dinamização de projetos musicais e pedagógicos emergentes no plano nacional e internacional.
A oferta educativa da escola integra:
- 3.º Ciclo do Ensino Básico (9.º ano de escolaridade) – jovens na área da música;
- Ensino Secundário (12.º ano de escolaridade) - cursos de Instrumentista de Cordas e de Tecla e de Instrumentista de Sopro e de Percussão.
Além das especialidades instrumentais a seguir indicadas, poderão funcionar outras, caso se considere pertinente para o projeto educativo da escola.