Masterclass Tuba e Eufónio - Filipe Queirós
Vai realizar-se, entre os dias 08 e 10 de novembro, na Escola Profissional Artística do Alto Minho, uma masterclass de tuba orientada por Filipe Queirós.
Para mais informações, contacte a comissão organizadora, através do endereço romeusilva[at]fam.org[dot]pt (Prof. Romeu Silva).
Nota biográfica:
Tubista português, Filipe Queirós iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos de idade com o professor José Vicente Simeo, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Aos 14 anos começou a estudar com o professor Eduardo Nogueroles, com quem concluiu a licenciatura na ESMAE, obtendo a classificação máxima. Estudou também em França com o renomado tubista americano Mel Culbertson e foi regularmente seu substituto na Orchestre National Bordeaux Aquitaine.
Foi professor fundador do curso superior de tuba na Universidade do Minho e na Universidade de Aveiro e lecionou também na ESMAE
Em Portugal integrou o Ensemble Remix de música contemporânea, com quem se apresentou em diversas salas de concerto pela Europa. Colaborou com diversas orquestras portuguesas e com a Jeunesses Musicales World Orchestra.
A solo, destacam-se as apresentações com a Orquestra de Sopros da União Europeia sob regência do maestro Jan Cober, em tournée europeia, com a Orquestra EPMVC e Sinfonietta de Lisboa (Portugal), com a OSUSP (Brasil) e com o quinteto de metais Spanish Brass. De 2000 a 2013 manteve um duo com o pianista Youri Popov. Gravou a obra para tuba solo “Fantasia Sul América” de Cláudio Santoro para a editora Naxos no CD “Cláudio Santoro - Fantasias Sul América”.
Residindo no Brasil desde 2014, foi vencedor das audições para Tuba Solo da Orquestras OSB (Rio de Janeiro), OSM (Theatro Municipal de São Paulo) e da OSESP (São Paulo) onde trabalha atualmente. É professor da Academia da OSESP, do Festival de Campos do Jordão e professor convidado da Oficina de Música de Curitiba. É mestre em música pela Universidade Federal da Bahia.